últimos posts

4.8.18

Tem dificuldade para desapegar das coisas?
Leia A Mágica Da Arrumação!

Hoje trago a resenha de um livro que trouxe mudanças reais na minha vida! Sempre tive problemas em desapegar das coisas mas chegou um momento em que eu estava me irritando muito sobre ter mais coisas do que espaço no meu quarto. Esse livro me fez mudar a cara do meu quarto, se tornando muito mais prazeroso usar esse espaço além de eu ter feito uma graninha vendendo coisas (online e brechós) e ajudado quem mais precisa com doações. Apresentarei os tópicos mais gerais do livro neste post mas ele possui muito mais conteúdo que isso, a autora realmente consegue convencer o leitor mesmo que você seja uma pessoa acumuladora.
 

marie kondo



Tudo depende do ponto de vista
Sabe aquela pena de jogar fora, doar ou vender? Sempre arranjando desculpas do tipo "um dia eu uso" ou "isso me traz lembranças" deixando seu espaço cada vez mais entupido de coisas? Se você mudar seu ponto de vista, pode aprender a desapegar pensando da seguinte forma: quero estar cercado apenas de coisas que eu amo e essas coisas que eu nem gosto tanto estão apenas ocupando o meu espaço e desviando minha atenção das coisas que eu realmente gosto e de quem eu sou.

Arrumação como forma de autoconhecimento
De tanto decidir o que vai e o que fica, se torna mais claro o que realmente te faz feliz em vários aspectos da vida e assim você se torna capaz de decidir as coisas mais facilmente e mais acertadamente. Você acaba treinando com os objetos e aplicando na vida.
  

japão


Porta-trecos não é a solução
Não importa quantas caixas e divisórias você compre, você só terá um ambiente organizado quando deixar de ocupá-lo com coisas desnecessárias senão depois de um tempo elas vão acabar virando bagunça de novo. Sim, caixas são muito úteis e seu uso é defendido mas elas servem para organizar o que sobrou depois da sua limpa. Ah e nem precisam ser caixas bonitas. Enquanto você arruma, vai achar caixas de sapatos e outros recipientes que podem ser reutilizados. Se no final de tudo você quiser substituir por organizadores bonitos, tudo bem mas é a última coisa a se fazer.

Ordem da arrumação
Mais uma dica para quem tem dificuldade de desapegar, a autora listou uma ordem em que deve ser feita a separação do que vai e do que fica desde camisetas até fotos ou seja, partindo de um nível mais fácil para um mais difícil assim você vai treinando e não empaca de cara. Esperta, né? Confesso que não fui paciente para aplicar essa ideia mas mesmo assim desapeguei de muita coisa.   

    
livro a mágica da arrumação


Minha impressão sobre a autora
Achei ela um pouco autoritária às vezes mas ao mesmo tempo não podemos negar que ela sabe tudo sobre o assunto já que testou muitas técnicas de arrumação desde os 5 anos de idade! E desde jovem se manteve estudando sobre o assunto. Ela se especializou num assunto peculiar mostrando que o que importa é você gostar do que faz e então você fará bem feito.

Não me lembro quanto paguei no livro mas no site da Saraiva o preço sem promoção é R$29,90. Existe um segundo livro da autora chamado Isso Me Traz Alegria com mais detalhes sobre organização, indico que você leia este apenas depois de ler A Mágica Da Arrumação senão a linha de pensamento é quebrada. Os livros foram escritos por Marie Kondo e publicados no Brasil pela Editora Sextante. Espero que esse livro te traga felicidade assim como trouxe para mim, desapegar se transformou em um ato prazeroso me trazendo apenas consequências positivas!


Se gostou, deixe seu comentário, siga o blog e as redes sociais!
Post todo sábado!

Um comentário:

  1. Ia dizer que me considero uma pessoa bem organizada, mas parei para pensar por uns segundos e concluí que isso não é verdade. Lendo esse post percebi que preciso aplicar alguns desses pontos em minha vida! Confesso que não sabia que existem livros para te ajudar na organização, achei bem interessante!
    É bom tê-la de volta, até mais :D

    ResponderExcluir