últimos posts

6.17.2017

Uma utopia real: O Segredo da Dinamarca

O Segredo da Dinamarca é o tipo de livro que chama atenção pela capa. Uma graça, né? Mas além de beleza ele tem conteúdo. Superou minhas expectativas! Pela descrição na capa pode parecer um livro de auto-ajuda mas não é.       
  
livro o segredo da dinamarca



Sinopse: Helen Russell é uma jornalista inglesa, casada e com uma vida estressante como a de muitos de nós. Apesar de estar no emprego que sempre almejou, não se considera uma pessoa muito feliz. O trabalho ideal não é a solução para a felicidade apesar de ser uma parte dela. Ela precisa de mais tempo para si mesma mas vive uma vida muito corrida e com o típico desânimo que precede as segundas-feiras. Mas será que precisa ser assim? Será que temos que aceitar que isso é normal? Até que o marido aceita uma proposta de emprego na Dinamarca então eles se mudam e ela percebe que não. A Dinamarca é considerado o país aonde as pessoas são as mais felizes e ela vai correr atrás com sua curiosidade jornalística para desvendar como isso acontece.

Quase uma utopia
Você vai terminar o livro querendo morar lá. Todos os lugares tem os seus problemas mas a Dinamarca é quase uma utopia com pouca desigualdade econômica, igualdade entre gêneros, educação e serviço de saúde públicos excelentes, flexibilidade para mudar o rumo da sua vida, um nível de segurança quase inacreditável e a possibilidade de se ter dinheiro e tempo ao mesmo tempo! Geralmente você só consegue ter um ou outro.

  
o segredo da dinamarca


Capa que que engana
Olhando a capa, o livro parece mais "bobinho" do que realmente é. A autora conta sobre sua vida pessoal abertamente e sobre sua adaptação ao novo país com humor mas vai muito além disso. Como jornalista, ela investiga dados de pesquisas e entrevista pessoas especialistas cada um em seu assunto para desvendar a felicidade dos dinamarqueses sob diversos aspectos culturais e políticos: comemorações, relacionamentos, trabalho, comida, educação, impostos e outros.

Só uma coisa me irritou na escrita
Achei que a autora fala até demais. Sabe aqueles detalhes totalmente dispensáveis que corta um pouco o ritmo da história? Me irritou mas não chega a ser um grande problema, é o humor dela e não acontece com frequência.

   
resenha do livro o segredo da dinamarca


Crescimento pessoal
Essa foi a parte que eu mais gostei do livro. Desde criança os dinamarqueses têm liberdade de explorar e questionar e são apoiados a fazer o que gostam. Não há uma grande diferença hierárquica entre professores e alunos e eles percebem com maturidade e naturalidade assuntos considerados tabus. Além disso, mesmo na vida adulta se a pessoa percebe que não está indo no caminho certo, o governo te dá apoio para mudar de rumo.

O Segredo da Dinamarca foi publicado no Brasil pela editora LeYa, escrito por Hellen Russel e conta com 366 páginas. Comprei em uma promoção na Saraiva online por R$ 23,90 mas o preço normal é 39,90. Dica: compre online e peça pra entregar na loja que o frete sai grátis.

Foi o livro mais legal que eu já li neste ano! Muito interessante e recomendo à todos. O que você achou? Ele já tinha chamado a sua atenção na livraria?



Se gostou, deixe seu comentário, siga o blog e as redes sociais!
Post todo sábado e quarta-feira

Um comentário:

  1. Jurava que tinha comentado esse post, como assim não comentei? Deve ter sido no seu instagram então... ou eu estou muito louca mesmo. Não sei. Enfim! Desde que vi a capa desse livro já fiquei morrendo de vontade de ler, a Dinamarca é sensacional e essas capas super coloridas, até meio infantis, me chamam muito a atenção. Me julgue. Mas MUITO interessante saber que a capa é um "engana trouxa" e o conteúdo é mais profundo do que aparenta ser. Só me cativou ainda mais.

    Beijos!
    Elfo Livre

    ResponderExcluir