últimos posts

3.08.2017

Resenha sobre meu mangá preferido: Bakuman!

Só para te convencer de que esse é um mangá muito bom, já vou dizendo que são dos mesmos autores de Death Note, Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. Ou seja, desenhos lindos e uma história que foge do comum. Não é shonen¹, não é shoujo² e nem tem poderes mágicos. Mas posso classificar ele como: uma ótima história, daquelas que dá vontade de ler de novo.


resenha do mangá bakuman



Sinopse
No último ano da escola (momento preocupante para decidir qual faculdade fazer e conseguir entrar em uma, ainda mais no Japão) Takagi, o aluno mais brilhante da escola convida seu colega de classe Mashiro, com quem nem falava, a virarem mangakás³ juntos, com a seguinte proposta: um desenha e o outro escreve (como os reais autores do mangá!). Mashiro demora a aceitar mas acaba encarando como o destino de sua vida por causa de uma história em sua família e porque desenhar é o que realmente o faz feliz. Assim, os dois começam a trabalhar arduamente para melhorarem suas habilidades. Durante sua jornada com altos e baixos, conhecem outros mangakás que se transformam em amigos ao mesmo tempo em que competem com eles.

resenha do mangá bakuman



É um mangá que mostra a verdade por de trás dos mangás. Ser mangaká é muito difícil, exige muita criatividade e dedicação à esta arte trabalhosa. Imagina produzir uma boa história em conjunto com desenhos lindos em um prazo apertado e com a a pressão de manter a qualidade? E quando a história terminar, o autor ainda tem que inventar outra história para continuar se sustentando. Isso se você conseguir ser notado por alguma editora e ainda por cima sofrer o preconceito de ter um trabalho fora do comum e encarado por muitos japoneses como algo vergonhoso. Além de ser uma aposta muito alta já que exige total dedicação. Trabalhar todo dia e dormir pouco é comum.

resenha do mangá bakuman


Bakuman faz você entender como é ser mangaká, como as editoras funcionam, quais são os níveis hierárquicos dentro da editora, como é a relação entre mangaká e editor, quem decide qual história será lançada e qual será cancelada, se uma história já repercutiu o suficiente para virar um anime, que história terá direito a páginas coloridas, dentre várias outras curiosidades que só quem trabalha nesse universo sabe. E isso tudo de um jeito nem um pouco monótono. As informações vão aparecendo ao mesmo tempo em que os personagens vão evoluindo juntamente com um pouco de romance, comédia e personagens carismáticos. Com certeza  você vai terminar a história "considerando pacas" pelo menos um deles.

resenha do mangá bakuman

O mais legal é que depois de conhecer Bakuman, você vai ver todos os outros mangás com outros olhos. Pensamentos como "por que esse autor mudou o rumo da história assim?", "nossa, como esse mangá virou anime rápido" ou "que pena que esse mangá foi cancelado no meio da história! Por que será?" começarão a ter possíveis respostas que você mesmo vai concluir com base nos seus novos conhecimentos.

São 20 mangás, tenho todos e as capas são liiindas! Mas também tem anime em três temporadas para quem tem pregiça de ler. Recomendo a todos! 


Um dicionariozinho porque não quero excluir ninguém:
1-Shonen: mangá ou anime voltado para o público masculino, geralmente sobre lutas.
2-Shoujo: mangá ou anime voltado para o público feminino, geralmente sobre romance escolar.
3-Mangaká: autor de mangá.


Se gostou, deixe seu comentário, siga o blog e as redes sociais!
Post todo sábado e quarta-feira

4 comentários:

  1. Adoro Bakuman <3
    Tem um ótimo enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo demais! Ótimo encontrar mais gente que gosta, esse mangá/ anime ficou menos conhecido do que merece. Obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  2. AAAA quanto tempo não leio um post seu! Já tava ficando com saudade :3

    Eu gosto muito dessas coisas vindas da Ásia e acho mangás bem maneiros, mas nunca me interessei por um. E mesmo que fizesse, acho que não saberia onde comprar :/
    Enfim, acho que esses gibis ao contrário não são para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sumida, hein? :) Vende em banca de jornal! Bjs ^^

      Excluir