últimos posts

2.14.2017

Resenha do livro Extraordinário: muitas lições de vida!

Me lembro que quando esse livro lançou, me chamou muita atenção no Skoob mas acabei deixando para lá. O tempo foi passando e eu sempre acabava me deparando com ele na internet ou nas livrarias até que acabei comprando e não me arrependi. É muito bem escrito e além disso, olha que linda a ilustração da capa!  

resenha do livro extraordinário


Resumo
"August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros".

Uma escrita sensível

Achei impressionante como a escritora conseguiu dar vida à personagens de diversas faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos) sem parecer falso. E dentro de cada faixa etária, existiam personagens com personalidades e modos de vida muito diferentes. Ela entende muito bem como as pessoas podem ser boas ou más, suas fraquezas e forças, e consegue transmitir isso com muita naturalidade. 


resenha do livro extraordinário


Livro para criança?

Além da lição mais óbvia que a história traz, que é não julgar as pessoas pela aparência e não praticar bullying, há várias outras lições importantes para a construção do caráter. Seria maravilhoso se todas as crianças, pré-adolescentes e adolescentes lessem! Em pelo menos três contextos diferentes é mostrado sobre como as pessoas podem agir de modo que não agiriam normalmente só para ser aceito pelos outros. Outras lições como: ser necessário passar por situações difíceis para conseguir crescer, como ser um bom pai/mãe/irmão, se arrepender e recomeçar, também são aplicáveis na vida adulta.

Vários pontos de vista
Eu não tinha visto nenhum spoiler (nem chega a ser spoiler) sobre o livro ter capítulos com o ponto de vista de diversos personagens e por mais que seja um recurso usado em diversos livros, me pegou de surpresa por que a partir daí a história deu um grande salto qualitativo. Não que estivesse ruim antes, mas se tornou muito mais interessante.


resenha do livro extraordinário


Meu personagem preferido
O Jack Will já poderia ser considerado o meu personagem preferido por ser uma criança com mais cabeça no lugar do que muitas outras apesar de ter cometido um certo deslize. Ele não é super inteligente e nem tem uma vida incrível mas é simplesmente uma pessoa com bom caráter. Depois de um dos capítulos quando ele foi mostrado através da visão de outro personagem, me dei conta de como Jack é uma criança forte, me dando até um "gostinho de quero mais" querendo saber sobre o futuro dele.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil"
Já vi essa frase em mais de um lugar e acho ela realmente interessante porque preciso aprender a aplicar isso na vida. Então toda vez que me deparava com ela, me chamava atenção. Mas eu não sabia que essa frase de Dr. Wayne W. Dyer é citada no livro e por isso muita gente passou a conhecê-la! Não é uma frase maravilhosa? Reflitam.


resenha do livro extraordinário

Conclusão
Mesmo que você já tenha noção de todas as lições mostradas nesse livro, ainda acho que vale a pena ler porque ele é muito bem escrito. Se você é mais novo que eu, recomendo mais ainda!

"Extraordinário" foi escrito pela autora R. J. Palácio, publicado no Brasil pela editora Intrínseca e conta com 318 páginas. É facilmente encontrado em livrarias e por mais ou menos R$ 30,00.

Se gostou, deixe seu comentário, siga o blog e as redes sociais

6 comentários:

  1. Adorei sua resenha!
    Pretendo ler antes de sair o filme esse ano (se não me engano)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro ler primeiro quando um livro vira filme! Obrigada pelo elogio e bjs!

      Excluir
  2. Que resenha mais linda, tu escreve super bem Fer <3 Extraordinário esta na minha lista de leitura deste ano, to doida pra ler antes do filme que vai lançar!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me diz se gostou! Obrigada pelo elogio! Me motiva com o blog. Bjs :x

      Excluir
  3. Eu amei esse livro, é muito bom! Tenho a primeira edição, que é branca e vermelha, tive que ler para a escola! É sensacional, um dos meus favoritos com certeza! Fico feliz que vá virar filme, com certeza vou assistir!
    https://mycutebubble.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que existia outra versão de capa! Obrigada pelo comentário :)

      Excluir