últimos posts

1.14.2017

Resenha do livro Harry Potter e A Criança Amaldiçoada: surpreende mas tem muitos pontos negativos

Como uma potterhead fiel, não podia deixar de ler este livro. Imagina só ter acompanhado Harry por tantos anos a agora poder vê-lo com família formada, a carreira que os personagens seguiram e seus filhos. Um presentão para qualquer fã! Tive que me segurar muito mas juro que não tem nenhum spoiler na resenha.

resenha livro harry potter e a criança amaldiçoada



Resumo da história
"A oitava história. Dezenove anos depois...
Sempre foi difícil ser Harry Potter, e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados."

Plot
O grande furo da história já começa no plot - a base da história - e se a história não está bem embasada, todo o resto não faz sentido. A aventura começa porque um dos filhos de Harry, Alvo Severo, quer consertar uma coisa ruim que aconteceu no passado mas eu não vejo motivação suficiente para ele fazer o que fez tanto que quando um personagem pergunta para ele o porque dele querer se arriscar tanto por isso, ele não dá uma resposta que me convence. Porém não posso negar que essa aventura dá aquela aflição que te deixa ansioso para saber como as coisas irão se resolver.

Coisas mal explicadas

Algumas coisas apareceram sem nem um pingo explicação. Exemplos: os personagens estão precisando de "x" coisa e do nada aparece exatamente o que eles precisam e isso aconteceu mais de uma vez. Ou então eles precisam chegar a algum lugar mas não explica como eles chegaram lá. E não consigo entender como é possível uma certa nova personagem poder existir sem sua mãe ter aparecido grávida no último livro da série.

Personagens novos e antigos

Dentre os personagens novos, os que mais aparecem são Alvo Severo, filho de Harry, e Escórpio, filho de Draco. Sinto que Escórpio vai virar o queridinho de muita gente e achei Alvo muito mimado! Sobre os personagens antigos, adorei vê-los em suas carreiras e como eles continuam ser eles mesmos mas em uma versão adulta. Rony foi o que mais me deixou feliz porque ao mesmo tempo em que continua sendo uma pessoa divertida, amadureceu muito e se aceitou como é. Alguns personagens simplesmente não apareceram o que me deu uma certa aflição.

Ações estranhas

Depois de ler sete livros, o leitor acaba conhecendo como trabalha a cabeça dos personagens e mesmo os personagens novos podem ser bem veementes sobre alguns pontos em apenas um livro. Mais de um personagem tomou atitudes que eu simplesmente não acreditaria que teriam feito se existissem.

Estilo roteiro
A história vem de uma peça de teatro então não é exatamente um ponto negativo, o livro é o que é: um roteiro. Mas é bom avisar porque caso você esteja esperando pela fluida e genial escrita de J. K. Rowling não é o que você encontrará então já chegue avisado. Além disso nos acostumamos com o esquema de um livro que compreende o intervalo de um ano mas em Harry Potter e A Criança Amaldiçoada alguns anos passam como flashbacks.

Conclusão
Independente de todos os pontos negativos que eu citei, se você é fã da série esse livro é leitura obrigatória nem que seja para poder dar sua opinião negativa. Mesmo com as limitações de uma peça teatral alguns pontos são negativos demais para serem relevados mas não posso negar que houveram ideias surpreendentes e que a leitura prende quem lê.

Harry Potter e A Criança Amaldiçoada foi publicado pela editora Rocco como todos os outros livos da série, conta com 343 páginas e foi escrito pelo diretor de teatro John Tiffany e pelo roteirista e escritor Jack Thorne baseado na série escrita por J. K. Rowling. Há versão brochura em torno de R$ 50,00 e versão capa dura por R$ 65,00 mas se você pesquisar e ficar de olho em promoções consegue achar mais barato!



Se gostou, deixe seu comentário, siga o blog e as redes sociais

4 comentários:

  1. Ai miga, eu fiquei tão decepcionada com esse livro! Sou potterhead doente e ele me pareceu mais uma fanfic do que uma continuação. Em vários momentos eu fiquei tipo AFF! OI???? QUE???. Mas amei sua resenha! Seu blog é lindo <3

    http://www.jardimliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que nos decepcionamos, né? :( Mas obrigada pelo comentário e pelos elogios. Bjs!

      Excluir
  2. Já li (muitas) fanfics melhores. Mas Scorpius é meu amorzinho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que a história não é boa então não valorizou tanto o personagem :( Obrigada pelo comentário ^^

      Excluir